Formação continuada: Gestores, professores e coordenadores pedagógicos participam de cursos em diversas áreas
Três cursos foram ofertados pelo Ceforr ao longo desta semana.

Dando continuidade às formações continuadas dos profissionais da educação do Estado de Roraima, professores e gestores do Interior, além de coordenadores pedagógicos de escolas da Capital, três cursos foram ofertados até o final da tarde desta sexta-feira, dia 28.
Os cursos são ofertados pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), em parceria com o Departamento de Gestão do Interior e do Departamento de Desenvolvimento da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
“Na terça-feira, tivemos um encontro com profissionais que atuam com alunos público-alvo da educação especial, professores auxiliares e intérpretes de Libras. Estes professores vão vivenciar na prática como trabalhar com alunos com algum tipo de necessidade especial”, disse a diretora do Depe, Rosilda Garcia.
O objetivo é que os professores estejam preparados para atender, com eficácia, alunos que dependam de um cuidado mais elaborado. Deste modo, a formação é um elemento essencial para ampliar as estratégias dentro de uma sala de aula comum, garantindo o processo de ensino e aprendizagem a todos os alunos da Rede Estadual de Ensino.
Formação continuada para profissionais do interior
Na quinta-feira, 27, 60 gestores realizaram formação continuada juntamente com 191 professores de escolas do Interior, nas dependências do Ceforr.
A gestora Rute Custódio, da Escola Estadual Alan Kardec, do município de São Luiz, disse que a formação continuada é muito importante para os profissionais que estão na base da educação, como a melhor forma de valorização profissional.
“Esta formação, em específico, está focada nas relações interpessoais, como vamos trabalhar junto aos nossos professores e alunos realizando um trabalho em conjunto”, disse ela.
A praticidade das formações continuadas também foi destacada pelo gestor da Escola Estadual Barbosa Alencar, Wender de Souza, do município de Cantá. Uma forma rápida de aperfeiçoamento das atividades administrativas e pedagógicas nas escolas do Interior.
“A formação continuada é de extrema relevância, que será muito útil no dia a dia da sala de aula e da gestão. Estamos trabalhando com o PP [Projeto Pedagógico] da escola, relações humanas. Foi uma iniciativa louvável”, afirma o professor gestor.
Layse Menezes